MISSÃO DO 19º Batalhão de Caçadores
Manter-se em condições de participar de Operações Militares ou de Cooperação com o Desenvolvimento Nacional em proveito da 6ª RM
1.Preparar reservistas para compor a reserva mobilizável da Força Terrestre
2.Preparar Oficiais da Reserva
3.Fiscalizar Produtos Controlados na sua área de atuação
4.Contribuir com o Programa de Combate à Seca na sua área de atuação
VISÃO DE FUTURO
Ser uma Organização Militar reconhecida no âmbito da 6ª Região Militar e da sociedade baiana pela sua elevada capacidade de cumprir muito bem as missões atribuídas, dado à gestão eficiente dos recursos disponibilizados, ao elevado nível de prontidão de pessoal e material do batalhão, e ao acendrado espírito de cumprimento de missão de todo batalhão.
PRINCÍPIOS, CRENÇAS E VALORES
a. Patriotismo
Amar à Pátria – História, Símbolos, Tradições e Nação – sublimando a determinação de defender seus interesses vitais com o sacrifício da própria vida.
b. Dever
Cumprir a legislação e a regulamentação, a que estiver submetido, com autoridade, determinação, dignidade e dedicação além do dever, assumindo a responsabilidade pelas decisões que tomar.
c. Lealdade
Cultuar a verdade, sinceridade e sadia camaradagem, mantendo-se fiel aos compromissos assumidos.
d. Probidade
Pautar a vida, como soldado e cidadão, pela honradez, honestidade e pelo senso de justiça.
e. Coragem
Ter a capacidade de decidir e a iniciativa de implementar a decisão, mesmo com o risco de vida ou de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude.
f. Hierarquia
Cultuar a lealdade, a confiança e o respeito entre chefes e subordinados e, compreender, reciprocamente, seus direitos e deveres.
g. Disciplina
Cumprir rigorosamente as ordens dos superiores, as leis, os regulamentos, as normas e disposições e, fielmente, o seu dever, atuando com correção de atitudes na vida pessoal e profissional.
h. Liderança
Ter a capacidade de influenciar direta ou indiretamente, particularmente pelo exemplo, e a habilidade de criar as condições necessárias para que o resultado desejado seja atingido.
i. Competência profissional
Buscar um continuado aprimoramento técnico-profissional, por iniciativa própria ou cumprindo programas institucionais, visando um melhor desempenho no exercício de sua função, bem como em outras atividades.
j. Espírito de corpo
Cultuar o orgulho pelo Exército Brasileiro, pela OM que serve, pela profissão e pelos seus companheiros, refletindo o grau de coesão da tropa e da camaradagem entre seus integrantes.
l. Amor à Pátria
Evidenciar sentimento de Amor à Pátria na defesa de sua soberania, integridade territorial, unidade nacional e defesa da paz social. Traduzido no cumprimento – com vontade inabalável – do “dever militar” e do solene juramento de fidelidade à Pátria até com o “sacrifício da própria vida”.
m. Amor à profissão
- Exteriorizar esse valor permanentemente pelo entusiasmo, motivação profissional, dedicação integral ao serviço, irretocável apresentação individual, consciência profissional, espírito de sacrifício, prática consciente da ética, dos deveres militares e satisfação do dever cumprido.
- Ter na consciência que: “Ser soldado é mais que uma profissão, é missão de grandeza.”
n. Justiça
Buscar incansavelmente agir com justiça, tratando desigualmente os desiguais; agindo sempre com imparcialidade e critério; nunca prevaricar na aplicação dos regulamentos disciplinares, mas também saber reconhecer e aplicar as recompensas previstas.
Redes Sociais