Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perfil do Batalhão
Início do conteúdo da página

Perfil

Publicado: Quinta, 03 de Maio de 2018, 13h49 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 17h40 | Acessos: 16073

O 19º Batalhão de Caçadores (19° BC) é uma Organização Militar pertencente ao Exército Brasileiro e tem como atividade-fim a Defesa da Pátria, a Garantia da Soberania Nacional, dos Poderes Constitucionais e da Lei e da Ordem. O Batalhão é sediado em Salvador-BA e é subordinado à 6ª Região Militar.

O 19º Batalhão de Caçadores é composto pelas seguintes subunidades e frações:

- Estado-Maior

- Companhia de Comando e Apoio

- 1ª Companhia de Fuzileiros 

- 2ª Companhia de Fuzileiros 

- Núcleo de Preparação de Oficias da Reserva

- Seção de Fiscalização de Produtos Controlados

- Banda de Música

Estado-Maior (EM)

É um órgão composto por oficiais e graduados que tem como atribuições, dentre outras: orientar, coordenar e controlar as atividades fundamentais de informação, estudo, concepção e planejamento para apoiar as decisões do comandante do Batalhão.

Companhia de Comando e Apoio (Cia C Ap)

É a subunidade responsável em mobiliar as seções do Estado-Maior da OM, assim como viabilizar o apoio logístico e administrativo necessário às subunidades e frações, visando ao fiel cumprimento das atividades-fim e meio do batalhão.

1ª Companhia de Fuzileiros (1ª Cia Fuz)

Tem por missão formar o efetivo variável por meio da Instrução Individual Básica e de Qualificação, criando as condições adequadas para o soldado recém-incorporado exercer suas atividades militares.

2ª Companhia de Fuzileiros (2ª Cia Fuz)

É a responsável pela capacitação técnica e tática do efetivo profissional, proporcionando o adestramento necessário para o emprego de suas frações em operações militares nos mais variados espectros do combate.

Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR)

É um Órgão de Formação de Oficiais da Reserva, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante a Oficial da reserva, habilitando-o a ingressar no corpo de Oficiais da reserva do Exército Brasileiro e a contribuir com o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.

Seção de Fiscalização de Produtos Controlados

Encarrega-se da fiscalização e controle da produção e comércio de material bélico e produtos controlados pelo Exército na área de atuação do Batalhão. A atividade abrange a fabricação, importação, exportação, desembaraço alfandegário, comercialização e tráfego de armas, munições, explosivos e produtos sensíveis.

 

 

Banda de Música

É a fração responsável por executar os hinos e canções militares em formaturas e eventos, colaborando com o fortalecimento do espírito militar, disciplina, espírito de corpo e patriotismo da tropa; apoiar as Organizações Militares de Salvador, e ser, ainda, a ligação entre o Exército Brasileiro e a comunidade civil baiana.

Fim do conteúdo da página